Correção da Hipermetropia: lente convexa ou positiva.
No olho hipermétrope com acomodação (e cristalino), quando relaxado, a focalização dá-se atrás da retina. Em muitos casos de hipermetropia a contração do músculo ciliar é suficiente à acomodação para visão de longe. Para a visão de objetos próximos, contudo, o esforço excessivo imposto ao músculo pode causar cansaço e desconforto ocular. Em alguns casos a capacidade de acomodar é insuficiente e a imagem fica indistinta.
Sintomas da Hipermetropia
Incluem dor e cansaço ocular, dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto. Por vezes a visão fica indistinta, principalmente para objetos próximos.
Correção da Hipermetropia
A hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes positivas (também chamadas lentes mais ou convexas) a fim de aumentar a potência do sistema óptico de forma que os raios paralelos de objetos distantes comecem a convergir antes de penetrar no olho para serem focalizados na retina com o músculo ciliar relaxado. Para a visão de perto o olho utiliza a acomodação normal.
Tenho 46 anos e sinto diminuir minha capacidade de enxergar perto e longe. É normal a perda gradativa da capacidade de enxergar? O que me recomendam?
ResponderExcluirBom dia Marcos Martino.
ResponderExcluirA literatura oftalmológica afirma que homens acima de 35 anos e mulher a partir dos 40 anos tem presbiopia, que e a perda natural da capacidade de focalizar objetos de perto e de longa. Bem você precisa fazer um acompanhamento com um medico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, seu tratamento é uso de óculos corretivos e em alguns casos pode ser feito cirurgias corretivas, o agravamento dos sintomas não e preocupante, isto e sinal que você esta mais experiente.
Obrigado pela pergunta, este blog nasceu para isto.
Vamos abordar este assunto com mais detalhes em breve.
Valeu. Vou sim procurar um médico. Valeu.
ResponderExcluir