hora certa

segunda-feira, outubro 24, 2011

ANVISA proíbe a venda de óculos prontos

                                       
Resolução combate o agravamento da vista cansada ou presbiopia que tem como maior causa o uso de óculos sem prescrição médica.
22/2/2010 - 10:35
   A partir desta quinta-feira, dia 18, começam a contagem regressiva da automedicação e do uso de óculos de leitura sem receita médica. Entra em vigor a resolução 44 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a exposição de medicamentos ao alcance do consumidor e a venda de óculos sem receita.
     De acordo com o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, hoje o uso de óculos sem prescrição médica é a maior causa do agravamento da presbiopia ou vista cansada. O problema surge a partir dos 40 anos quando o cristalino, lente natural dos olhos, começa a perder a flexibilidade e com isso a capacidade de focalizar as imagens de perto. Significa que atinge 3 em cada 10 brasileiros e tende a crescer com o envelhecimento da população.

 Segundo o especialista, mais da metade dos présbitas chegam ao consultório usando óculos sem receita.  Não por acaso, ele diz que já atendeu pacientes com menos de 60 anos e 3 graus de presbiopia, quando o normal é atingir este grau aos 70 anos.
 Queiroz Neto aponta quatro características dos óculos prontos que facilitam a rápida progressão da presbiopia por exigirem maior esforço visual:

· Lentes com superfície irregular que distorcem a luz.
· Mesmo grau nas duas lentes contra graus diferentes em cada olho comum a toda pessoa.
· Distância pupilar padrão contra distância pupilar individual.
· Grau aproximado e medido a uma única distância.

                                                                                     



                                                                                                                  fonte: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário