hora certa

sexta-feira, outubro 14, 2011

Lentes Multifocais

                                                      As lentes multifocais são um grande avanço no mercado óptico, faltava uma visão intermediaria, coisa que as bifocais não oferecem, mas, os multifocais exigem um pouco de paciência para a adaptação. Para se acostumar com multifocais, o usuário precisa aprender como usá-los bem, o que é rápido para a maioria das pessoas. Existe uma pequena porcentagem de pessoas que não se adapta aos multifocais e prefere usar os bifocais ou ate mesmo dois óculos - um para cada distância de visão. Existem muitas marcas de lentes multifocais, com qualidades e preços diferentes. De forma geral, é mais fácil se acostumar com as lentes de boa qualidade, mas o técnico óptico pode auxiliá-lo na melhor escolha para o seu caso. Antes de escolher qual lente comprar, é preciso levar em conta os seguintes dados:
- Tamanho, tipo, adequação e posicionamento da armação;
- Rotina diária (hábito de leitura, uso de computador, atividade profissional, condução de veículos, tipo de condução, exposição ao sol, vento e poeira, trabalho em lugares de relevo acidentado ou locais elevados);
- Prescrição dos "graus" a serem aviados;
- Postura da cabeça e do corpo;
Existem lentes que exigem armações maiores (geralmente são mais confortáveis), outras que têm uma área de leitura mais ampla, entre muitas outras características. O técnico óptico é o profissional indicado para assessorá-lo na tarefa de escolher os óculos.
A montagem das lentes deve ser extremamente cuidadosa e a "curva base" é um detalhe técnico que não deve ser menosprezado. Qualquer desalinhamento na altura, posicionamento horizontal, ou rotação, nesse tipo de lente, provoca grande insatisfação e inadaptação. Entretanto, deve-se salientar que os óculos corretamente aviados também provocam mal-estar inicial e exige-se adaptação ao uso, por um período que pode chegar a um mês. Em caso de dúvida, naturalmente, o seu médico pode e deve ser novamente consultado.
Quando há troca de óculos, é preciso que o técnico óptico avalie qual é a "curva base" dos óculos antigos com esferômetro ou determinando qual é a marca e modelo das lentes, além da distância que separa as zonas de visão para longe e para perto, das lentes. Por isso, sempre que for trocar de óculos multifocais, leve seus óculos antigos ou o certificado de qual marca e modelo de lentes foram aviadas, para que a óptica verifique as características das lentes velhas. Se isso não for feito, muitas vezes o paciente não se adapta bem aos novos óculos, mesmo com a receita médica correta. Como regra geral, quanto melhor a lente de óculos, melhor a adaptação, mas isso só funciona se a óptica cuidar de todos os detalhes do aviamento. Exija atenção nos detalhes e cuidado no aviamento da receita. Sempre peça que o técnico óptico acompanhe sua compra. Esse é o melhor profissional para ajudar na escolha da sua compra e na personalização dos detalhes da montagem dos óculos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário